Quem somos
A Formação APAV surgiu da necessidade de transmitir aos seus/suas colaboradores/as internos/as um conjunto de competências que lhes permitisse apoiar e encaminhar as vítimas de crime, de forma qualificada, profissional e especializada.
O crescimento da APAV enquanto instituição fez aumentar não somente o número de Técnicos/as de Apoio à Vítima, como também o número de técnicos/as que não estando diretamente ligados ao apoio à vítima, levantam a necessidade da diversificação das áreas de formação, como sendo as áreas de gestão, informática, línguas, comunicação, candidaturas a projetos.
O seu trabalho enquanto entidade formadora acreditada (desde 2002 pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT) e reconhecida por outras entidades levou à criação, em 2003, do Centro de Formação. Na continuidade de um percurso de excelência, o Centro de Formação encontra-se certificado, pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT, nas áreas de educação-formação em que a sua atividade formativa é desenvolvida, assim como pela ISO 9001:2008, desde 2009.
Atualmente, o Centro de Formação está implementado nacionalmente, com coordenação nos Serviços de Sede em Lisboa, e representatividade em cinco pólos de formação – Porto, Centro, sede/Lisboa, Algarve e Açores –, nos quais a APAV possuiu instalações próprias para a realização de formação.
A Formação APAV procura garantir o bom trabalho dos seus colaboradores/as e uma boa prestação enquanto instituição que acredita e trabalha para que em Portugal todas as pessoas afetadas por um crime tenham acesso a serviços gratuitos, confidenciais e de qualidade e para que a posição da vítima de crime e os seus direitos sejam mais valorizados pela sociedade.
311 - Psicologia
312 - Sociologia e outros estudos
313 - Ciência política e cidadania
354 - Gestão e administração
380 - Direito
762 - Trabalho social e orientação
861 - Proteção de pessoas e bens
Missão
Promover e desenvolver formação e outras atividades/eventos com qualidade para responder de forma eficiente e eficaz aos seus destinatários privilegiados, nomeadamente colaboradores internos, particulares, empresas e entidades externas dos sistemas de justiça, de educação, de solidariedade social e de saúde.
Esta missão é garantida por uma equipa de colaboradores, competente e qualificada.