Formação APAV

A Formação APAV surgiu da necessidade de transmitir aos seus/suas colaboradores/as internos/as um conjunto de competências que lhes permitisse apoiar e encaminhar as vítimas de crime, de forma qualificada, profissional e especializada.

O crescimento da APAV enquanto instituição fez aumentar não somente o número de Técnicos/as de Apoio à Vítima, como também o número de técnicos/as que não estando diretamente ligados ao apoio à vítima, levantam a necessidade da diversificação das áreas de formação, como sendo as áreas de gestão, informática, línguas, comunicação, candidaturas a projetos.

O seu trabalho enquanto entidade formadora acreditada (desde 2002 pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT) e reconhecida por outras entidades levou à criação, em 2003, do Centro de Formação. Na continuidade de um percurso de excelência, o Centro de Formação encontra-se certificado, pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho – DGERT, nas áreas de educação-formação em que a sua atividade formativa é desenvolvida, assim como pela ISO 9001:2008, desde 2009.

Tem as seguintes áreas de educação-formação certificadas pela DGERT:

  • Desenvolvimento pessoal;
  • Psicologia;
  • Sociologia e outros estudos;
  • Ciência política e cidadania;
  • Gestão e administração;
  • Direito;
  • Trabalho social e orientação;
  • Proteção de pessoas e bens.

Atualmente, o Centro de Formação está implementado nacionalmente, com coordenação nos Serviços de Sede em Lisboa, e representatividade em quatro pólos de formação – Lisboa, Porto, Algarve e Açores –, nos quais a APAV possui instalações próprias para a realização de formação.

A Formação APAV assume-se assim como uma entidade de formação totalmente orientada para o cliente interno e externo e com condições e capacidade para ministrar ações deslocalizadas em Portugal Continental e Ilhas bem como no estrangeiro.

 

APAV FORM PP 16

 

Missão

Promover e desenvolver formação e outras atividades/eventos com qualidade para responder de forma eficiente e eficaz aos seus destinatários privilegiados, nomeadamente colaboradores internos, particulares, empresas e entidades externas dos sistemas de justiça, de educação, de solidariedade social e de saúde. Esta missão é garantida por uma equipa de colaboradores, competente e qualificada.

 

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Apoio técnico, logístico e supervisão; promoção do reconhecimento,
das áreas da vitimologia e do apoio à vítima pelos serviços de sede.